De 4 a 5 anos

DE 4 A 5 ANOS

     Para a criança, agora na fase de 4 a 5 anos, o crescimento é impressionante: ela já fala bem e se movimenta com muito mais segurança. “Parece um adulto em miniatura” muitos diriam. Bem, cuidado com isso: apesar da aparência do crescimento impressionante, a criança ainda aprende pelas emoções e é muito sensível. Ainda há muita coisa a aprender e o desenvolvimento sadio da criança depende dos adultos que convivem com ela no dia a dia.

DE 4 A 5 ANOS – O CORPO

Em relação ao corpo, a criança de 4 a 5 anos está se desenvolvendo continuamente e a atividade faz parte do crescimento. Porém já não se trata apenas de despender energia: ela precisa de atividade física onde podemos ensinar coordenação e propósito com jogos e brincadeiras.

– agora a criança está desenvolvendo os músculos menores e aprende, por exemplo, a pintar sem sair do contorno, porque adquiriu maior habilidade manual para atividades mais complexas. Olhinhos e ouvidos trabalham muito e a criança se cansa facilmente, portanto, vários momentos de descanso são necessários.

– nesta idade a criança gosta de cuidar de si mesma e já consegue abotoar suas roupas. Ela pode aprender a amarrar os cordões dos sapatos e fica feliz em fazer isso por conta própria. Cada criança tem seu ritmo. Não force a barra, o aprendizado está começando ainda. Apenas motive e elogie cada esforço e objetivo alcançado.

– a criança desta idade gosta também de ajudar os pais e professores. Devemos dar tarefas simples e sempre elogiar seus esforços.

DE 4 A 5 ANOS – A MENTE

No que diz respeito à mente: a atenção que a criança pode prestar em algo ainda é limitada, mas já é mais ampla. Ela tem maior concentração e a memória está aumentando aos poucos: ela pode fixar a atenção em algo agora de 4 a 10 minutos dependendo da matéria e do interesse no assunto.

– o seu vocabulário está crescendo: a criança agora conhece de 1500 a 2000 palavras. Suas frases são curtas e usa mais o “eu” ou “mim” ou “meu”, pois é o que conhece por enquanto.

– ela está descobrindo a si mesma como pessoa e descobrindo o mundo a sua volta. Muita paciência: esta é a fase das perguntas. Com tanta coisa para descobrir, a criança mostra agora que é curiosa e faz muitas perguntas por que quer aprender. São incansáveis perguntas como ‘quem fez’ ou ‘de onde vem’ e é desta forma que a criança consegue manter a conversa com os adultos, pois precisa de atenção e carinho.

– a criança de 4 a 5 anos começa a relacionar as informações e utilizá-las para resolver problemas e confirmar suas próprias opiniões. Toda a atenção dada será bastante positiva nesta fase de curiosidade. Não devemos rir de suas perguntas e sim procurar responder com simplicidade.

– nesta fase podemos igualmente encorajar o raciocínio, embora ainda aprendam principalmente pelo sentimento.

a memória nesta idade ainda é curta e a criança ainda aprende e esquece com a mesma facilidade, mas tem uma imaginação muito ativa: inventa histórias, que não devem ser confundidas com mentiras, mas não entende a linguagem figurativa, pois não sabe interpretá-la: se dissermos “choveu pra chuchu” ela vai imaginar um monte de chuchus caindo do céu.

– nesta idade a criança ainda não entende sobre tempo e espaço.

DE 4 A 5 ANOS – AS EMOÇÕES

Sobre as emoções – nesta faixa etária de 4 a 5 anos, a criança continua sentindo com intensidade: ela expressa claramente alegria ou ciúmes. Não podemos repreender ou ridicularizar a criança por expressar seus sentimentos.

– ela também sente quando faz algo que sabe que é errado e fica constrangida, pois o pecado lhe parece algo muito grande. Devemos tomar cuidado para não aumentar mais o seu sofrimento.

– é nesta fase que devemos desenvolver os sentimentos de valor próprio, de autoconfiança e de autoaceitação ensinando que ela pertence a uma família e a um grupo na escolinha, para que não tenha problemas mais tarde com a rejeição. A rejeição é um sentimento altamente nocivo ao ser humano e pode destruir a vida dele.

– nesta fase se desenvolve também o senso de ritmo. Podemos mostrar boas músicas. O estilo musical também influi na personalidade da criança: sons ruidosos e muito altos agridem, enquanto que sons mais tranquilos acalmam e desenvolvem a criatividade e a imaginação trazendo a criança numa esfera de paz.

DE 4 A 5 ANOS – A VONTADE

No que diz respeito à vontade: – a criança vai continuar imitando as atitudes dos outros. Devemos tomar cuidado com os exemplos de comportamento que nós damos, pois elas absorvem tudo e vão imitar tornando-se um hábito.

– a criança de 4 a 5 anos vai agir por sugestão (e não por imposição) e pelo que ela sente. Portanto se soubermos ser agradáveis e simpáticos com as crianças nesta fase, nós conseguiremos muito mais disciplina do que se usarmos a bruta autoridade.

– a criança se torna agora cooperadora. Para ela é importante ajudar, pois ela vai se sentir útil e descobrir o quanto pode fazer pelos outros. Incentivar, sem forçar, mas dando o exemplo e elogiando o que fazem.

– a disciplina e o carinho significam para a idade de 4 a 5 anos uma prova de amor dos pais: elas precisam saber que os pais se importam com ela. Então podemos abusar do carinho na hora certa, não em meio a manhas e sem obrigá-la ou pressioná-la, se a criança está quieta brincando, nós vamos deixá-la sossegada.

DE 4 A 5 ANOS – O RELACIONAMENTO SOCIAL

Para o desenvolvimento social: – é agora nesta fase que duas coisas lutam em seu interior: o egoísmo e a necessidade de aprovação social. Ao procurar com quem brincar, a criança percebe como é rejeitada pelos amiguinhos se não compartilhar seus brinquedos e ao querer impor a sua vontade. Ela aprende a diminuir o egoísmo e a fazer também o que os outros pedem e a trocar os brinquedos. Não se deve brigar com uma criança se ela não quiser emprestar seu brinquedo. O tempo e a sua percepção vão cuidar de eliminar o egoísmo. Mas se a criança for forçada e o brinquedo arrancado de sua mão, ela poderá desenvolver um bloqueio e mais tarde se apegará demais às coisas materiais por medo de perdê-las. Portanto deixemos DEUS trabalhar naturalmente este sentimento nos pequenos.

No mais, com a sua simpatia e a enorme vontade de se comunicar, a criança de 4 a 5 anos esbanja com seu charme para conquistar a atenção dos adultos. E claro, ela sempre vem com aquela avalanche de perguntas para ampliar o seu conhecimento e satisfazer a sua curiosidade e, assim, começar a grande aventura da socialização para se preparar para a escola.

DE 4 A 5 ANOS – O ESPÍRITO

Em relação ao espírito: – muito interessada em aprender sobre si e saber de onde veio, esta é a idade em que as crianças demonstram maior interesse por DEUS. Começam a reconhecer o que é certo e o que é errado e a consciência acusa as suas atitudes abalando a sua sensibilidade que ainda é intensa nesta idade.

– podemos falar sobre o caminho da salvação de forma simples e clara, a criança aceita alegremente a CRISTO. Elas confiam em DEUS e nas pessoas ao seu redor, mas já enfrentam momentos de dúvidas à medida que reconhecem o bem e o mal. Precisamos tomar cuidado com o nosso comportamento perto das crianças, principalmente desta idade, pois aprendem muito pelo exemplo que lhes é dado.

RESUMINDO: a criança de 4 a 5 anos é:

Em relação ao corpo: ativa

Em relação à mente: perguntadora

Em relação à vontade: cooperadora

Em relação ao emocional: veemente (intensamente)

Em relação ao social: amiga

Em relação ao espiritual: confiante

Em relação ao corpo, a criança de 4 a 5 anos continua ativa e agora desenvolve os músculos menores. Aos poucos, tendo mais controle das mãozinhas, ela vai conseguir pintar sem ultrapassar os contornos do desenho que ainda devem ser simples.

Com a sua mente perguntadora, a criança de 4 a 5 anos tem infindáveis perguntas, pois está conhecendo um pouco mais a sua volta e já adquiriu mais segurança para falar com outras pessoas.

A sua vontade é de cooperar com os outros, portanto podemos dar tarefas simples sem cobranças e elogiar cada esforço, mesmo se o que ela fez não tenha sido ideal, mas foi o melhor que podia fazer levando-se em conta a sua maturidade.

Veemente em seu emocional significa que ela sente intensamente tudo o que lhe acontece, portanto, devemos tomar cuidado com as palavras e as atitudes para não traumatizar a criança de 4 a 5 anos, mas permitir que ela desenvolva uma boa base emocional para seguir em frente sem prejudicar o seu futuro social e profissional.

Mais solta socialmente falando, a criança de 4 a 5 anos é amiga e aprende agora a diminuir o egoísmo. Para ter a aprovação dos outros ela aprende a emprestar e pedir emprestado, se tiver o exemplo dos mais velhos.

No campo espiritual, a criança de 4 a 5 anos é confiante e recebe bem a ideia de se aproximar de Deus.

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