De 6 a 8 anos

DE 6 A 8 ANOS

 

Durante a faixa etária de 6 a 8 anos, o primeiro ciclo de 7 anos de vida do ser humano está se encerrando formando a base emocional. Outro ciclo de 7 anos se inicia em que a criança vai guardar em sua mente o que lhe acontecer e formar a sua personalidade. O segundo ciclo de 7 anos vai organizar tudo o que foi feito até agora e vai determinar as diretrizes desta nova fase. Se a criança foi respeitada e sua infância bem estruturada, ela vai relacionar o que reteve de sua educação para confirmar em seu caráter o que deverá seguir de agora em diante. Se ela teve seus sentimentos de autoaceitação e autossegurança desenvolvidos, agora vai aprender confiante e com alegria. Se a criança não foi respeitada e foi maltratada, vai entrar no novo ciclo com receio de querer aprender coisas novas, por medo de ser repreendida. Ela vai então se reprimir e tornar-se introspectiva demais ou agressiva e sua vida estará prejudicada.

Para reverter qualquer quadro emocional negativo é necessário que a criança seja tratada com respeito e atenção e as pessoas precisam deixar bem claro o quanto ela é amada e importante para a família e seu grupo social. Se este quadro não for revertido nesta fase, a criança que foi desrespeitada, agredida e não foi amada vai entrar no segundo ciclo com rebeldia e procurar caminhos agressivos para vingar a infância que lhe foi roubada. Se nós queremos criar bons cidadãos, respeitosos e trabalhadores, nós precisamos dar-lhes primeiramente aquilo que vamos cobrar deles depois. Desrespeitar a infância é criar criminosos. Ainda há tempo de reverter o quadro negativo e salvar vidas.

DE 6 A 8 ANOS – O CORPO

a capacidade manual nesta idade é mais ampla: a criança consegue e gosta de construir e até seguir alguns jogos. Muitas atividades podem ser desenvolvidas para que usem as mãozinhas para montar brinquedos ou construir coisas para brincar com material reciclável.

o crescimento do corpo agora é mais lento e a criança desta idade tem mais controle sobre os músculos. Assim, ela vai gostar de elaborar atividades um pouco mais complexas, como, por exemplo, o jogo dos sete erros, pular corda ou amarelinha ou jogos com bola.

– a criança agora também já é mais independente e pode participar de mais atividades. Em várias situações em que antes solicitava a ajuda da mãe, agora a criança já pode fazer sozinha e é importante os adultos entenderem que esta fase contribui para o crescimento da independência da criança que, se receber a devida motivação e atenção, quando se tornar adulto vai resolver seus problemas tranquilamente.

DE 6 A 8 ANOS – A MENTE

Sobre a mente da criança de 6 a 8 anos:- a criança agora já começa a guardar muito mais coisas em sua memória e tem também muita imaginação. Ensinamos agora a criança a ler e escrever e isso deve ser um aprendizado muito prazeroso e divertido. Quanto mais divertido, mais a criança assimila. Por exemplo, podemos usar melodias para a repetição das letras e sílabas. A criança se alegra quando canta. Ela consegue agora prender a atenção por mais tempo se o assunto for de seu interesse.

– nesta fase, a criança gosta de estórias de heróis e começa intermináveis encenações onde ela mesma é o herói e protagonista. Não devemos interferir em suas brincadeiras e nem fazer comentários sobre o que ela está falando. Muitas de suas falas serão repetições do que ouviu em desenhos na televisão ou conversas de adultos, mas logo passarão porque a criança não sabe ainda o sentido do que foi dito. Se a repreendermos por algo que ela tenha falado e chamarmos a atenção sobre o assunto estaremos então reforçando e fincando em sua memória algo que logo seria esquecido se não falássemos nada.

– a linguagem figurativa ainda não é bem entendida nesta idade, por isso nós precisamos falar formando frases simples com palavras que a criança conhece para que ela possa entender.

– a criança nesta faixa etária gosta muito de brincar com números e palavras, o que nos dá muitas opções para atividades a serem desenvolvidas.

DE 6 A 8 ANOS – AS EMOÇÕES

No que diz respeito às emoções: – as experiências nesta fase precisam ser satisfatórias, sobre assuntos que realmente vão interessar a criança e que contenham alguma lógica e sequência.

a criança nesta idade se irrita se não puder se mexer depois de ficar sentada por muito tempo. Devemos então propor atividades que possam fazer alternadamente sentadas e de pé. Jogos e brincadeiras com palavras e números podem ser feitas com as crianças em pé em círculo na sala de aula ou no pátio. Também brincadeiras que ensinem a cooperação e a solidariedade, ajudando quem está do lado.

– a criança desta idade se zanga quando fracassa. Podemos usar palavras de incentivo e motivação convidando a criança a tentar novamente, ou dar outra ideia de atividade.

– a criança nesta faixa etária fica ressentida se for interrompida numa brincadeira ou atividade interessante. É difícil para ela largar a brincadeira, mas com jeito podemos conversar e falar sobre outras oportunidades que terão para brincar.

– é importante para a criança a aprovação daqueles à quem ela respeita, pois ajuda a firmar a autoestima e a se sentir bem consigo mesma.

o medo ainda influencia fortemente as suas emoções por falta de experiência ou segurança, pois o desconhecido desperta receio. Não se deve de forma nenhuma colocar medo na criança e isto em nenhuma idade é permitido. O medo é um sentimento negativo e prejudica profundamente qualquer ser humano em qualquer idade.

– nesta fase podemos começar a ensinar um pouco de compaixão, mesmo em meio às brincadeiras e principalmente nos exemplos que nós damos em casa. É na convivência com a família e os amiguinhos que preparamos a criança para o mundo e a socializamos. Crianças seguras e confiantes se enturmam com muito mais facilidade fazendo muitos amigos e ajudam a combater o bullying.

DE 6 A 8 ANOS – AS RELAÇÕES SOCIAIS

 Na faixa etária de 6 a 8 anos a relação da criança com o mundo é cada vez maior. A fase da alfabetização começa com a escola fundamental: aprender a ler e escrever abre a porta da imaginação e de grandes aventuras que ela vai querer compartilhas com seus novos amigos. A criança desta idade gosta de brincar com as outras crianças, de conversar e ainda imita os outros. O aprendizado para equilibrar o egoísmo e a aprovação social continua pela necessidade de ser aceito pelas outras crianças, agora mais ainda com o círculo de amizade se expandindo.

DE 6 A 8 ANOS – O ESPÍRITO

 A criança de 6 a 8 anossabe distinguir entre o certo e o errado e ela quer ser boa. Para esta idade, saber que foi criada por DEUS com o maior amor do mundo traz um reconforto e cria uma base sólida para trabalhar as emoções.

RESUMINDO: a criança de 6 a 8 anos é:

Em relação ao corpo: realizadora

Em relação à mente: retentora

Em relação à vontade: cooperadora

Em relação ao emocional: impaciente

Em relação ao social: camarada

Em relação ao espiritual: discriminadora

A criança de 6 a 8 anos é realizadora: ela gosta de construir e cooperar, fazer amigos e faz grandes esforços para acertar e ser boa. Para esta fase a ferramenta mestre é a paciência, lembrando que estão assimilando muita coisa de uma só vez e não podemos forçar demais para não desestimular e comprometer o seu desenvolvimento sadio.

Com uma mente retentora começa a gravar a partir desta idade os fatos marcantes e, através da memória já formada, eles permanecerão por toda a sua vida.

A vontade da criança de 6 a 8 anos é de cooperar e faz de bom grado. Se os seus esforços forem reconhecidos e elogiados, a vontade permanecerá. Se, ao contrário, fizerem pouco caso de sua cooperação, haverá um bloqueio que prejudicará esta área da sua vida.

No campo emocional a criança de 6 a 8 anos é impaciente: cabe a nós ensinar a esperar através da nossa própria paciência.

Na vida social mais ampla agora com a escola, a criança de 6 a 8 anos é camarada e gosta de fazer amizade com todos, meninos e meninas e adultos também.

No campo espiritual, o fato de ser discriminadora significa que a criança já consegue estabelecer diferenças, mas ainda não tem malicia e nem maldade para usar de preconceito com os coleguinhas. A criança desta idade que tiver comportamentos preconceituosos está repetindo o que ouviu dos adultos que fazem parte do seu convívio e pode ser muito mal interpretada por isso. O diálogo na classe e na família pode esclarecer certos assuntos, sempre ressaltando o que é bom fazer e evitando dar ênfase ao que é errado.

O primeiro ciclo de 7 anos terminou, o segundo ciclo começou: a memória, que já está completa, vai reter por toda a vida situações de fortes emoções, sejam elas positivas ou negativas.

 

 

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9 Responses to “De 6 a 8 anos”

  1. Rosangela Andrade

    Matérias ótimas! Parabéns!

    • Jocelyne

      Olá querida Rosangela! Que bom que gostou! Vc tem filhos de que idade? Desejo-lhe muita PAZ!

  2. ana carla

    foi ótimo para mim seu esclarecimento!!!

    • Jocelyne

      Que bom que gostou Ana!

      Fico à disposição pra conversar quando quiser.
      Sou de São Paulo, e vc ?
      Abraço!

    • Jocelyne

      Olá Ana! Obrigada pelo comentário. É sempre bom confirmar aquilo que pensamos, não é mesmo? Tenho certeza de que vc é uma ótima mamãe. Que idade tem seus filhos? Um beijo carinhoso no seu coração!

  3. Cleomar

    Olha gostaria de receber emails sobre o assunto,pois vejo que irá me ajudar muito,tenho duas filhas,8 e 11 anos.As vezes me sinto perdido diante da educação que preciso dar a elas.

    • Jocelyne

      Além dos que eu enviei, vc tem mais alguma dúvida? Gostaria de falar mais sobre algum assunto específico?
      Deixo um grande abraço p/vc!

  4. alex

    excelente, estou degustando aos pucos! rsrsrs.. Parabéns.

    • Jocelyne

      Obrigada Amado! Tudo o que está neste blog vem do Espírito Santo. DEUS está nos chamando a rever nossas atitudes para termos um melhor relacionamento com nossos filhos e que eles tenham mais direção e prosperidade espiritual. Grande abraço!

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