De 9 a 11 anos

DE 9 A 11 ANOS

Uma nova fase está começando agora e que pode ser maravilhosamente explorada! Vamos entender o que está mudando e acontecendo na criança de 9 a 11 anos.  Na fase central do novo ciclo esta é a idade das marcas na alma, das recordações importantes, sejam elas boas ou ruins.

Em relação ao corpo:

 – o crescimento corporal continua mais lento, porque o fator importante agora é dar atenção maior ao intelecto.

– a criança tem vontade de comer mais e precisa se mexer muito. Nesta idade, as atividades ao ar livre são muito apreciadas pelas crianças que tem energia de sobra pra gastar. É uma fase muito rica em aprendizado.

 – a saúde é excelente. É impressionante e contagiante a vontade de viver e aprender mais e mais coisas e este estado de espírito ajuda na saúde em geral.

 – nesta idade a criança controla bem os músculos e pode fazer coisas que jamais fará na vida adulta, por isso ama as aulas de educação física e os jogos com a turma.

 – a criança de 9 a 11 anos gosta de tudo o que lhe proporciona controle e conhecimento como jogos de ação e de raciocínio.

 – dançar também pode fazer parte das escolhas para esta idade, a turminha gosta de ouvir suas músicas prediletas e ensaiar sozinha ou em grupo os movimentos. Para crianças desta idade isso é divertido e ajuda a desenvolver a flexibilidade e a coordenação.

 A criança de 9 à 11 anos e a mente:

 – a criança desta idade tem muita sede de saber e um desejo enorme de aprender. Ela gosta muito de leitura, e esta é a hora de incentivar deixando que escolha livremente livros sobre assunto de seu interesse.

 – a memória da criança nesta idade é muito boa e o que ela vai aprender ficará gravado para a vida toda. Portanto temos que tomar cuidado com o que lhe ensinamos. Ensinar valores aprendendo o que está nas Escrituras é muito importante nesta fase. Tudo o que precisamos para viver bem, feliz e em harmonia está bem detalhado no mais importante livro já escrito na terra.

 – nesta idade também a criança gosta de colecionar coisas. Não devemos interferir na escolha, a criança deve ser livre para colecionar o que tiver vontade. Com o tempo surgem outras ocupações e as coleções de criança serão esquecidas.

 – a criança agora já sabe relacionar tempo, espaço e acontecimentos; ela é capaz de descrever com detalhes o que aconteceu, onde aconteceu, quando e porque aconteceu.

 – ela já pode agora diferenciar perfeitamente entre realidade e imaginação. Nesta idade é comum se projetar como personagem de histórias e ela vai querer que tudo seja contado com a maior exatidão possível. Precisamos ter muita paciência e achar tempo para ouvir a criança sem interromper, deixando que ela se expresse e mostrando interesse pelo o que ela está falando sem ficar dando palpites ou julgando e criticando a história que ela está contando, pois nesta fase a criança está desenvolvendo suas habilidades em falar e não podemos intimidá-la em suas histórias. Não devemos dar muita ênfase no que é falado e sim no fato de estarem aprendendo a se expressar, que é essencial para o futuro social.

 Sobre as emoções:

 – a criança desta idade tem muita confiança em sua capacidade de vencer e devemos motivá-la e ensinar que esta confiança vem de DEUS,porque DEUS nos fez mais do que vencedores em CRISTO.

 – as vezes a criança desta idade não gosta muito de demonstração de afeição e devemos respeitar isso. Mas a criança precisa constantemente saber que é querida. A afeição pode ser demonstrada pelo tom de voz e através de nossos atos, no lugar de beijos e abraços se  a criança demonstrar que não quer ser beijada ou abraçada na frente dos amigos. As meninas por serem mais sentimentais podem ainda querer ser abraçadas e beijadas, mas não devemos forçar.

 – nesta idade aparece também o senso de humor. Tudo é engraçado e motivo para piadinha e risadas, mesmo as tragédias que acontecem pelo mundo e que não as atinge diretamente. Devemos entender isso como um escape para não pensar em problemas que não podem ser resolvidos por eles, não há mal nenhum nisso e não se deve repreender a criança só por querer ‘animar’ um pouco a galera. Com o tempo ela aprende a analisar as consequências do que a tragédia pode trazer de triste ao ser humano e terá compaixão.

No que diz respeito à vontade:

 – a criança agora pode se rebelar contra os adultos que se comportam como ditadores, pois prefere quem demonstra simpatia e carinho. Por isso, se o adulto começar um jogo de ‘quem pode mais’ só vai trazer contendas. O melhor em qualquer situação sempre é amar incondicionalmente, entendendo a mente da criança e suas características nessa idade, usando um tom de voz de amizade e sem cobranças com raiva. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1)

 – a criança nesta idade precisa e deseja direção na vida. Portanto nós devemos ensinar o melhor caminho e ensinar com mansidão, sem gritos ou imposições, pois para a criança ainda é algo que parece desconhecido.

 – nesta fase, a criança gosta muito de ir à casa dos outros para fazer trabalhos de escola. Isto é mais um alerta para os pais, pois se passa fora do perímetro da escola, mas incluímos aqui para informação sobre esta fase. Devemos ficar atentos e saber em que ambiente a criança está e como são as pessoas que estão ao seu redor, tanto crianças quanto adultos. Às vezes um adulto pode parecer muito afetuoso e gentil e pode ser um pedófilo. Devemos prestar atenção às reações e conversas das crianças. O melhor é que as crianças estejam onde podemos dar uma olhada de vez em quando. Devemos conhecer quem são os pais ou parentes da criança aonde ela quer ir para passar a tarde, e isto é uma boa forma dos pais travarem novos conhecimentos e é também assunto para a reunião de pais e professores. Deve haver comunhão entre todas as pessoas que passam certo tempo com a mesma criança, para trocar percepções.

 Em relação ao social:

 – nesta idade a criança gosta de competir, de brigar e de fazer barulho. Não devemos alimentar o orgulho e a altivez em uma competição, mas sim, que a brincadeira é divertida e não se pode inferiorizar ou ridicularizar quem não consegue uma classificação. Devemos mostrar que ninguém é mais importante do que ninguém e que todos são bons em alguma coisa em especial. Isso é importante para promover a solidariedade e a compaixão e incentivar a amizade, combatendo o bullying.

 – por gostar de fazer barulho, as crianças desta idade  ficam mais à vontade ao ar livre, onde tem mais espaço. Na escola é a hora do recreio ou da educação física que as crianças preferem, onde podem correr e se sentir livres da pressão que os adultos fazem sobre elas.

 – nesta idade se formam as turmas, porque a criança desta idade geralmente não aprecia o sexo oposto. È muito importante para a criança desta idade fazer parte desta turma, deste grupinho tem a mesma idade e o mesmo sexo e aqui, mais uma vez devemos combater o bullying. As crianças gostam de fazer coisas em grupo. Para os meninos, por exemplo, fazer parte de um time de futebol. Para as meninas, se reunir para conversar, para passear e para brigar também: brigam com a mesma facilidade com que fazem as pazes. Quando a criança nos conta suas desavenças, devemos ter paciência e ouvir tudo o que ela tem pra dizer, deixando-a expressar todos os seus sentimentos. Depois podemos conversar e aconselhar. Jamais devemos ridicularizar ou largá-la em seus problemas dizendo que não temos ‘tempo pra isso’. Mesmo que não saibamos o que dizer, ao menos devemos dar atenção.

 – nesta fase também começa o senso de responsabilidade, que deve ser encorajado e desenvolvido. A criança quer agora ser reconhecida pelas coisas boas que faz. Esta é uma atitude dada por DEUS às crianças nesta idade para que busquem aquilo que é bom e merecedor de admiração (por isso gostam de heróis) e assim são incentivadas a executar tarefas que as levam em direção a uma vida nobre.

 Em relação ao espírito:

– a criança agora reconhece o que é o pecado e precisa se livrar das consequências, porque não quer que as pessoas pensem que é uma criança ruim, ela quer sempre parecer boa. Muita paciência nesta fase e nada de exagerar nas cobranças, pois a criança desta idade já se sente bem frustrada quando faz algo errado, então não precisamos afundá-la mais ainda. Pelo contrário, devemos sempre dar uma palavra de apoio e mostrar como podemos aprender com os erros.

 – nesta idade a criança estabelece altos padrões de vida quase sempre utópicos tanto para si como para os adultos que a rodeiam e fica decepcionada e frustrada porque as pessoas não conseguem seguir estes padrões e nem ela própria consegue andar conforme estes padrões. E o fato de ela não conseguir alcançar estes padrões a deixa muito frustrada. Nesta hora podemos ensinar sobre o caminho da vitória para evitar tais frustrações e desenvolver o seu lado espiritual. É uma boa hora também de preparar a criança para servir a DEUS.

 – precisamos ensinar às crianças como se deve orar e falar sobre descobrir o propósito que DEUS tem para a sua vida agora que estão abertos para conhecer mais à DEUS.

RESUMINDO: a criança de 9 a 11 anos é:

No corpo: valente

Na mente: investigadora

Na vontade: independente

No emocional: intrépida (não tem medo)

No social: expansiva

No espiritual: realista

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5 Responses to “De 9 a 11 anos”

  1. Cleomar

    Foi bom ter descoberto este posts,pois irá me ajudar bastante.

  2. Leylla

    concordo plenamente com tudo e tenho 10 anos

  3. Carlos Eduardo

    muito bom e eu tenho 10 anos

  4. Carlos Eduardo

    desculpe tenho 11

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