Autoridade

AUTORIDADE

A palavra autoridade tem como significado no dicionário ‘direito ou poder de mandar’. Uma definição que traz, para muitos, a ideia de que aquele que está debaixo de uma autoridade como um subordinado ou um filho, deve obediência sem discussão, mesmo que esteja havendo uma injustiça, sob pena de sofrer um castigo. Assim nos ensinou o autoritarismo no passado, com a ditadura militar e ainda assim persiste na mente de muitos pais e educadores.

Entramos no terceiro milênio. Após grandes sofrimentos e guerras, a autoridade ganha uma nova ordem: harmonizar. Harmonizar é a palavra-chave para o crescimento e desenvolvimento da instituição. Em toda e qualquer instituição são necessárias, em diversos níveis, autoridades para manter a instituição funcionando. Além das autoridades, são necessárias equipes para a execução das tarefas. As equipes de subordinados recebem as diretrizes e coordenadas para conquistar os objetivos. Os líderes da instituição detém a autoridade: o bom líder respeita e proporciona condições favoráveis aos que estão sob o seu comando para obter resultados positivos e o crescimento da organização.

Consideramos a família como uma instituição: os pais são a autoridade e os filhos, a equipe. A escola é uma instituição: o corpo docente tem seus vários níveis de autoridade como o diretor, os coordenadores e os professores e os alunos estão submissos a estas autoridades. A família e a escola dividem a autoridade sobre as crianças: pais e corpo docente precisam interagir em harmonia para desempenhar o seu papel de autoridade sobre a mesma criança. Criar um novo sistema educacional: bons líderes sobre boas equipes.

A autoridade não se limita ao direito ou ao poder de mandar. A autoridade tem suas funções: uma posição que está acima de outra tem igualmente funções a cumprir antes de exigir a obediência e o respeito daqueles a quem lidera.

Destaca-se na sociedade o líder de mente aberta: ele sabe que se o subordinado é tratado com respeito, o seu desempenho melhora profundamente. Condições de trabalho favoráveis, respeito e dignidade e também e principalmente reconhecimento fazem da equipe um time produtivo. O líder de mente aberta não impõe as regras, ele expõe as tarefas a serem cumpridas e convida a equipe a colaborar mostrando até onde eles podem chegar. O bom líder sabe  motivar e agradecer. O bom líder sabe ouvir e delegar. Todos ganham em desempenho e resultados.

As funções da autoridade são importantes para estabelecer o convívio e o funcionamento adequado da instituição.

São elas:

– a proteção: ter autoridade sobre alguém inclui a proteção, zelando pelo seu bem-estar;

– a provisão: antes de exigir é preciso prover o necessário para que ele possa executar a tarefa, tanto a nível material quanto emocional;

– a promoção: promover um ambiente sadio e o incentivo para o desenvolvimento diário pessoal e das tarefas e promover recompensas segundo o desempenho;

– a lei: regras fazem parte do convívio para que não haja abuso por nenhuma das partes;

– a ordem: existe organização e respeito e todos conhecem o seu espaço e o seu limite;

– a liderança: liderar é dar o exemplo de respeito, convidar para a colaboração e estar disponível para solucionar problemas eventuais;

– a coesão: precisa haver união e harmonia entre líderes e subordinados e em todos os campos da instituição.

JESUS é exemplo de liderança:

 “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos…” (Marcos 10:45)

A família é a primeira instituição da qual faz parte o ser humano e onde ele recebe o primeiro exemplo de autoridade. Pais que desempenham o seu papel segundo as funções acima, construirão em seus filhos a base emocional necessária para desenvolver o potencial individual.

“Porque se um cair, o outro levanta seu companheiro; mas ai do que estiver só, porque caindo, não haverá outro que o levante” (Eclesiastes 4.10)

Chegou a hora de mudar a situação do nosso amado Brasil. Chegou a hora de fazer desta nação um exemplo e desejar fazer parte da grande mudança como herança aos nossos descendentes. Nós podemos, nós faremos!

 

 

Anúncios

Leave a response and help improve reader response. All your responses matter, so say whatever you want. But please refrain from spamming and shameless plugs, as well as excessive use of vulgar language.

2 Responses to “Autoridade”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s